quarta-feira, 10 de março de 2010

Nissan Leaf - O híbrido made in Portugal

Viva amigos,
Hoje apresento-vos o Nissan Leaf, é um carro eléctrico que é movido com baterias fabricadas em Portugal, mais particularmente no complexo da Renault em Cácia, Aveiro.
O carro eléctrico incluirá a bateria que vai ser produzida em Portugal, segundo informou a empresa. O Leaf será um carro familiar completamente eléctrico.
Na altura da apresentação da fábrica, o vice-presidente da Nissan, Carlos Tavares afirmou que iriam produzir “um total de 50 mil baterias por ano”, sendo que “as primeiras deverão sair da unidade de Cacia no final de 2012″, num investimento total de 160 milhões de euros.
O novo Nissan Leaf terá como força motriz apenas a electricidade armazenada nas baterias. Uma carga completa fornece um alcance de cerca de 160 km, que servirão para satisfazer as necessidades de cerca de 80 por cento dos condutores que utilizam os seus automóveis em distâncias menores num dia normal.
Segundo um comunicado da Nissan, o motor eléctrico será “abastecido” por uma bateria de iões de lítio laminada desenvolvida pela marca nipónica com uma potência de mais de 90 kW. A bateria de 48 módulos ficará montada sob os bancos e o piso do Nissan Leaf.
A Nissan informa que a bateria poderá ser carregada em menos de 30 minutos até 80 por cento da sua capacidade máxima de carga, utilizando um carregador rápido de 50 kW de corrente contínua.
Para além da anunciada estreia europeia do Nissan Leaf, a marca japonesa apresentará no Salão de Genebra, que irá decorrer de 4 a 14 de Março.

Queremos ver o carro em movimento o mais rapidamente possível :)

Até um Futuro mais Verde :)

Por: JL

Sem comentários:

Enviar um comentário