sexta-feira, 21 de maio de 2010

Ida à escola primária


Hoje, realizámos uma actividade com os alunos da escola básica 1,2 João de Deus no Seixal. Esta actividade, visou sensibilizar a comunidade mais jovem a tomar hábitos de eficiência enrgética. Juntamente com os alunos, construímos um carrinho solar, visando mostrar a forma de aproveitamento de energia solar. Distribuímos t-shirts amarelas por todos os alunos, bem como autocolantes para serem colados ao lados dos interruptores para evitar gastos desnecessários de electricidade. Explicámos formas de obtenção de energia renovável, a sua importância, informámos os alunos sobre a realização da campanha troca de lâmpadas e tirámos uma foto colectiva (todos vestidos com as t-shirts amarelas).



Este dia também é marcado pela entrega do Relatório Final do Projecto Twist. O desenvolvimento das actividades no âmbito do projecto deu-nos bastante prazer, uma vez que acreditamos que contribuímos para aquilo que é necessário fazer para termos um mundo melhor no futuro.

terça-feira, 18 de maio de 2010

Campanha troca de lâmpadas


Com o objectivo de contribuir para um planeta melhor, o grupo de “twisters” (elementos do projecto Twist - A tua Energia faz a Diferença) dá-lhe a possibilidade de realizar uma boa eficiência energética em casa, substituindo as lâmpadas incandescentes (antigas) pelas fluorescentes (economizadoras). Irá realizar-se durante o dia 22 de Maio de 2010, das 9h às 13.30h no recinto da Escola Secundária Alfredo dos Reis Silveira (localizada na Torre de Marinha, perto do Lidl) uma campanha de troca de lâmpadas. As condições da campanha são as seguintes.
- Por cada 4 lâmpadas economizadoras recebidas tem de fornecer obrigatoriamente e no mínimo, uma lâmpada incandescente (poderá aproveitar a oportunidade para se livrar de todas as antigas lâmpadas que possuir, uma vez que não existe um número máximo para as lâmpadas incandescentes fornecidas)

- Apenas pode ser fornecido um número máximo de 4 lâmpadas fluorescentes por pessoa.

- No fim desta troca cada pessoa terá de responder a um pequeno inquérito como comprovativo da realização da troca.

- Cada pessoa apenas poderá participar uma vez.

- A inscrição no site (www.trocalampadas.pt.la) não é obrigatória, mas quem se inscrever ficará com as suas lâmpadas reservadas.

domingo, 16 de maio de 2010

Uma verdade inconveniente


“Uma verdade inconveniente, a crise do aquecimento global”, por Al Gore (Gradiva, 2007), é um excelente e bem documentado testemunho do antigo vice-presidente dos EUA, que nos adverte para as graves consequências paras as nossas vidas caso não se tomem as medidas adequadas. A não perder, hoje às 00.45h na TVI.

sábado, 15 de maio de 2010

Galp lança campanha de sensibilização para eficiência energética


A Galp Energia acaba de lançar uma campanha que visa sensibilizar os clientes para a necessidade de redução da pegada de carbono. O objectivo da campanha passa ainda por eliminar a sua própria marca no ambiente, quantificando e compensando as emissões de carbono associadas aos recursos utilizados na sua realização. Através da acumulação de créditos de carbono, a Galp pretende apoiar o projecto de reflorestação da Tapada de Mafra.

Assim, por cada compra igual ou superior a 30 euros em qualquer posto de abastecimento Galp aderente, o cliente recebe um cupão único com um código que pode depois enviar por sms ou via internet, e assim ganhar prémios imediatos de entrega no posto ou prémios de entrega diferida. Os prémios envolvidos na promoção Galp Carbono Zero estão ligados à temática da eficiência energética, com o slogan “Ganhas tu e ganha o planeta”.

Os prémios a sorteio são um jipe Chevrolet Captiva a GPL, um kit Casa Eficiente composto por análise e certificado de eficiência energética, equipamentos/materiais de aumento de eficiência energética e electrodomésticos de classe A, no valor de 7500 euros e 5000 euros em combustível Gforce.

Para entrega imediata no posto, a petrolífera oferece 20 prémios de 500 Euros em combustível Gforce, 40 bicicletas de montanha, 20 certificações energéticas, 200 kits auto Galp Care, 100 kits de campismo Galp Gás, 120 papagaios acrobáticos e ímanes de frigorífico com 10 mensagens diferentes sobre eficiência energética.