quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Carros da Câmara do Seixal a Biodiesel

Viva amigos,
Hoje trazemos-vos uma noticia sobre a frota camarária da Câmara Municipal do Seixal.
A câmara municipal do Seixal lançou à uns tempos um projecto chamado "Óleo a Reciclar, Biodiesel a Circular", que consiste em fazer a recolha de óleo alimentar já usado e transforma-lo em biodiesel. Este projecto foi lançado em 2008 quando o município do Seixal, a AME (Agência Municipal de Energia) e a empresa produtora de Biodiesel, "Biosarg" assinaram um protocolo de colaboração em que por cada 7 litros de óleo usado recolhido, a autarquia receberá 1 litro de biodiesel.
Com a instalação de oleões em vários pontos do concelho, e graças à grande adesão por parte de população, a recolha do óleo usado permitiu que em Setembro de 2009, 5 viaturas da câmara começassem a circular movidas a biodiesel B20 (mistura de 80% de gasóleo e 20% de biodiesel). Três dessas viaturas são ligeiras de passageiros e duas de mercadorias. Este ano começaram a circular mais 5 viaturas ligeiras de passageiros, fazendo um total de 10 veículos a circular, sendo que todos estão identificados com o logótipo do projecto e a inscrição «viatura movida a biodiesel». A câmara não utiliza apenas este tipo de combustível nas viaturas já referidas, mas também no gerador de rede de emergência do edifício dos Serviços Operacionais, e numa fase mais avançada do projecto, prevê-se o alargamento da utilização do biodiesel B20 a viaturas pesadas e a máquinas de obra.
Seguem agora, para vocês estarem mais informados sobre o biodiesel, as vantagens deste combustível.

VANTAGENS:
- energia renovável;
- a matéria-prima é óleo alimentar usado, transformando-o em biocombustível;
- reduz as emissões de CO2 e de partículas, que contribuem muito para o aumento do efeito de estufa





Se quiser ainda contribuir com óleo alimentar usado pode colocá-lo nos seguintes locais:
- Mercado Municipal da Cruz de Pau (junto ao vidrão)
- Mercado Municipal de Miratejo - Rua Alves Redol
- Mercado Municipal do Seixal - Avenida Vasco da Gama
- Mercado Municipal da Torre da Marinha - Rua Luís de Camões
- Mercado Municipal de Fernão Ferro - Avenida Luísa Tody
- Mercado Municipal Levante de Corroios - Rua Cidade de Almada
- Mercado Municipal de Corroios - Largo do Mercado
- Santa Marta do Pinhal - Avenida Rui Grácio (Junto à Loja do Munícipe)
- Santa Marta do Pinhal - Alameda de Santa. Marta do Pinhal / Rua Silva Pereira
- Mercado Municipal de Pinhal de Frades - Avenida da República
- Mercado Municipal de Paio Pires - Avenida José Relvas
- Mercado Municipal de Casal do Marco - Rua do Desembargado

Até à próxima com mais pensamentos verdes :)

Por: JL

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Campanha Publicitária

Ora viva caros amigos...
Todos nós temos conhecimento de que bem recentemente tivemos em Copenhaga uma cimeira ambiental cujos principais objectivos era encontrar medidas e chegar a um acordo para se reduzir em quase metade as emissões de CO2. E todos nós temos conhecimento também de que esta cimeira foi um "fracasso".
Pois bem, os ambientalistas da GreenPeace e da TicTacTicTac (organização que nos Estados Unidos se chama TckTckTck)não ficaram satisfeitos e criaram "outdoors" publicitários a criticar as acções dos grandes politicos mundiais que não conseguiram chegar a um acordo.
Aqui têm imagens desses "outdoors", estão em inglês mas são de fácil percepção.

Angela Merkel, Alemanha


Gordon Brown, Inglaterra


Donald Tusk, Polónia


Stephen Harper, Canadá


Dmitry Medvedev, Rússia


Barack Obama, Estados Unidos da América


Kevin Rudd, Austrália


Nicolás Sarkozy, França


Jose Luis Zapatero, Espanha


Lula da Silva, Brasil


E foram estas as "fotos envelhecidas" de alguns dos lideres de países mais poluentes do mundo, por isso, se passarem pela rua não se admirem de ver uma publicidade deste género.

Até uma próxima com mais pensamentos verdes :)

Por: JL

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Eficiência Energética

Boas,
Trago-vos mais um video sobre uma noticia da cadeia televisiva SIC, sobre eficiencia energetica. O video é de 2008 mas ainda assim é importante relembrar o que vimos nessa reportagem para que a preocupaçao sobre a eficiencia energetica esteja sempre presente. A noticia fala-nos sobre a necessidade de todas as casas terem de ter um certificado de eficiência energética. É uma medida que foi implementada em 2008 mas que só entraria em vigor em 2009.



Um dia gostaria de viver numa casa assim... Vocês não?

Até à proxima sempre com Pensamentos Verdes

Por: JL

Audi 2010 Green Car

Boas,
Todos nós sabemos que o ambiente é um assunto muito sério, mas de vez em quando também vale a pena rir... Foi o que achamos da publicidade ao "Audi 2010 Green Car", que nos mostra uma publicidade que apesar de irreal, fazia bastante sentido. Nesta publicidade acompanhamos uma patrulha da "Polícia Ambiental", que prende todos os que sejam culpados de crimes contra a Natureza e contra o Ambiente, embora exista algum exagero. Como me ri um pouco com o irreal deste video decidi partilhá-lo convosco.



Até uma Próxima com mais pensamentos verdes :)

Por: JL

Biocombustível Aéreo

Boas,
Como prometido aqui têm mais um post. Desta feita trago-vos uma noticia que saíu na BBC, sobre a inovação ambiental da British Airways... Utilizar biocombustivel nos aviões da sua frota, em vista a reduzir as emissões de gases poluentes para a atmosfera.
A British Airways fechou um acordo para a construção do primeiro centro europeu para a produção de biocombustível para aviões.
Segundo a BBC, a unidade deverá ser capaz de produzir 60 milhões de litros de combustível para abastecer os jactos da empresa britânica a partir de 500 mil toneladas de lixo.
O centro será construído em Londres e entrará em operação em 2014. Com estes 60 milhões de litros será possível abastecer apenas 2% dos voos que descolam de Heathrow, o principal aeroporto inglês.
Além de menos poluente, o biocombustível é mais benéfico ao meio ambiente por reaproveitar o lixo comum. Normalmente, esse material permanece em aterros sanitários produzindo gás metano, um dos gases causadores do efeito estufa.
Este não foi a primeira iniciativa neste sentido. Em 2008, a Virgin Atlantic Airways realizou um voo pioneiro entre Londres e Amesterdão apenas com biocombustível. Na época, o combustível foi produzido de óleo de coco.
Desde então, diversos voos a partir de outros biocombustíveis experimentais têm vindo a ser realizados pelo projecto Combustível Sustentável para Aviação, uma iniciativa que inclui companhias aéreas, como a própria Virgin e a Continental Airlines, além de fabricantes de aeronaves como a Boeing.
O resultado divulgado no ano passado, diz que biocombustíveis produzem de 65 a 80% menos gás carbónico que os tradicionais combustíveis fósseis.



O termo “sucata voadora” nunca foi tão propício quanto agora mas não nos queixamos :)

Até uma próxima com mais Pensamentos Verdes

Por: JL

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Prepeat

Ora viva caros amigos ambientalistas,
Peço desculpa não termos conseguido postar na ultima semana devido a alguns problemas, mas não se preocupem que hoje o dia vai ser grande... Postarei mais que um post para compensar a ultima semana...
Mas o que me trouxe até vós foi outro motivo, nomeadamente a apresentaçao da PREPEAT, uma impressora que promete inovar no mundo da tecnologia. Todos sabemos que os custos do papel, e não só, são elevadíssimos, é a extração, o transporte, o tratamento, etc... Mas e se uma pequena impressora reciclasse e imprimisse o papel sem tinteiros? Devem estar a pensar que é impossivel, mas a verdade é que não é... Muito graças à PREPEAT que utiliza folhas de papel especial que contêm pigmentos activados pelo calor, o que permite que o papel seja utilizado e reutilizado mais de 1000 vezes... Impressionante não? Se ainda não acreditam naquilo que vos digo vejam o filme traduzido para inglês :)



A grande desvantagem deste super produto amigo do ambiente é o preço, que por si não é lá muito amigo da carteira. A impressora tem um custo que ronda os US$ 5500 enquanto que uma única folha tem o custo de US$ 3...
É caro, eu sei, mas estou confiante de que no futuro esta maravilha da tecnologia terá um custo inferior pelo que, se possivel, em todas as casas do mundo exista uma PREPEAT.

Até à próxima com mais pensamentos verdes :)

Por: JL

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Ekokook

Viva caros "amigos ambientais",

Hoje temos mais uma inovação ambiental, que na minha óptica, vai revolucionar as casas de todo o Mundo.
Se fazem reciclagem (se não o fazem deviam) com certeza que se aperceberam de que estão a contribuir para um Mundo mais Verde, mas alguma vez pensaram em reciclar em casa? Ou melhor, no sitio onde gastamos a maior parte dos nossos recursos, a cozinha? Um dia será possível com a "Ekokook", uma cozinha ecológica que aproveita todos os resíduos, quer sejam eles sólidos, líquidos ou orgânicos. Esta cozinha funciona em três etapas:

- Restos sólidos que não têm cheiro, como o vidro, papel, plástico e metal, são esmagados até ficarem bem pequenos.
- Uma bola de aço parte os vidros, compacta as latas e tritura o papel até transformar tudo numa fonte concentrada e comprimida de material energético.
- Recolha e reciclagem de água. O líquido, é filtrado e depois pode ser reaproveitado para regar plantas domésticas. Já os restos orgânicos são colocados em contentores com vermes e larvas que transformarão o composto em adubo.


São três meses para que, ao mesmo tempo que criamos obras de arte culinárias, se crie adubo 100% orgâncio... Nada mau pensado. Mas se ainda não estão convencidos vejam as imagens. :)








Gostaram? Nós achamos que estas cozinhas deveriam ser implementadas o mais rapidamente possivel...

Até à proxima com mais Pensamentos Verdes :)

Por: JL

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Sahara Forest

Boas,

O nosso primeiro post, está relacionado com uma inovação tecnológica de ultima hora. Vai ser criado um "oásis energeticamente renovável", segundo a National Geographic que divulgou o projecto no seu site no fim de Janeiro. Trata-se de um centro de pesquisa que contém um complexo de "reaproveitamento verde" que vai dar pelo nome de Sahara Forest que irá começar a ser construído durante 2010. O projecto utiliza recursos abundantes nos desertos, como terrenos áridos, luz do Sol e água do mar para produzir recursos chave que estão em falta por quase todo o mundo, como, por exemplo, converter a água do mar em água potável. Com este projecto lembramo-nos de que à medida que as florestas vão desaparecendo, não só em Portugal mas por todo o mundo, os desertos vão surgindo em demasia.



Aposto que devem estar a pensar que o deserto do Sahara será o eleito para ser construído este centro de pesquisa e de testes... Mas enganam-se. Os especialistas da empresa norueguesa Bellona Foundation, responsável pelo projecto, procuram neste momento locais áridos na Austrália, Estados Unidos, Médio Oriente e África para poderem iniciar os testes. O nome Sahara não é só referente ao deserto que existe em África, é também uma palavra árabe que significa deserto, mas a hipótese deste centro de investigação ficar localizada neste deserto não foi posta de lado.



Até à próxima, e já sabem, Pensamentos Verdes :)

Por: JL

Mundus Navitas

Boas,

Somos 5 alunos do 12º ano da Escola Secundária Alfredo dos Reis Silveira. Pelo facto de nos preocuparmos com o Ambiente, estamos a participar no concurso a nível nacional: "TWIST - A Tua Energia Faz A Diferença" da EDP e da Sair Da Casca, concurso esse que consiste em sensibilizar a sociedade para a mudança de comportamentos relacionados com a eficiência energética e alterações climáticas. Pretendemos também levar a cabo acções que permitam uma maior racionalização de energia quer na escola como em casa. Criámos este blog para manter as pessoas, que como nós se interessam pelo ambiente, informadas dando algumas dicas, postando algumas das últimas notícias sobre o ambiente e falando também das novas inovações a nível ambiental. Manteremos os nossos leitores a par das novidades sobre o nosso projecto, actividades desenvolvidas ou que pretendemos desenvolver, curiosidades, entre muitas outras coisas.

Aceitamos sugestões e criticas para melhorar o blog.

Até ao próximo post,

Tenham pensamentos Verdes :)
Por: JL