segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Biocombustível Aéreo

Boas,
Como prometido aqui têm mais um post. Desta feita trago-vos uma noticia que saíu na BBC, sobre a inovação ambiental da British Airways... Utilizar biocombustivel nos aviões da sua frota, em vista a reduzir as emissões de gases poluentes para a atmosfera.
A British Airways fechou um acordo para a construção do primeiro centro europeu para a produção de biocombustível para aviões.
Segundo a BBC, a unidade deverá ser capaz de produzir 60 milhões de litros de combustível para abastecer os jactos da empresa britânica a partir de 500 mil toneladas de lixo.
O centro será construído em Londres e entrará em operação em 2014. Com estes 60 milhões de litros será possível abastecer apenas 2% dos voos que descolam de Heathrow, o principal aeroporto inglês.
Além de menos poluente, o biocombustível é mais benéfico ao meio ambiente por reaproveitar o lixo comum. Normalmente, esse material permanece em aterros sanitários produzindo gás metano, um dos gases causadores do efeito estufa.
Este não foi a primeira iniciativa neste sentido. Em 2008, a Virgin Atlantic Airways realizou um voo pioneiro entre Londres e Amesterdão apenas com biocombustível. Na época, o combustível foi produzido de óleo de coco.
Desde então, diversos voos a partir de outros biocombustíveis experimentais têm vindo a ser realizados pelo projecto Combustível Sustentável para Aviação, uma iniciativa que inclui companhias aéreas, como a própria Virgin e a Continental Airlines, além de fabricantes de aeronaves como a Boeing.
O resultado divulgado no ano passado, diz que biocombustíveis produzem de 65 a 80% menos gás carbónico que os tradicionais combustíveis fósseis.



O termo “sucata voadora” nunca foi tão propício quanto agora mas não nos queixamos :)

Até uma próxima com mais Pensamentos Verdes

Por: JL

Sem comentários:

Enviar um comentário